Série SÍTIOS NATURAIS SAGRADOS DE ONDE EU VIM


Por Érika Fernandes Pinto (Introdução à Série SÍTIOS NATURAIS SAGRADOS DE ONDE EU VIM)

Quando eu fiz a primeira compilação de informações sobre sítios naturais sagrados do Brasil - publicada na minha tese de doutorado, em março de 2017 - me bateu uma certa frustração. 

Por perceber que, em meio a quase cinco centenas de lugares listados, quase não haviam referências às regiões com as quais eu tinha mais relação!

Eu tenho uma teoria de que em qualquer área que a gente pesquisar direitinho, vai descobrir sítios naturais sagrados. 


Lugares associados a lendas, mistérios, histórias mirabolantes e por aí vai...


Decidi então testar essa teoria a partir de mim mesma. 


E pesquisar sobre a existência de sítios naturais sagrados nos lugares onde eu nasci, morei, estudei e trabalhei ao longo da vida.

 

Nesse processo (em andamento), estou resgatando minhas memórias, memórias dos meus familiares e revisitando alguns lugares que fazem parte da minha história.


É impressionante como podemos morar muitos anos em um lugar sem conhecer alguns aspectos bem importantes dele. 


Já teve a sensação de que pessoas de fora que visitam nossa cidade às vezes sabem mais sobre ela do que a gente? 


E que muitas vezes vamos conhecer os atrativos turísticos dos locais onde moramos apenas quando recebemos alguma visita que se interessa por eles


Além disso, algumas dimensões sobre as paisagens só se revelam quando nossos olhos estão prontos para ver! 


Esse é o caso dos sítios naturais sagrados. Podemos passar por lugares assim, sem nos darmos conta de que eles tem algo especial.



“Consertar” isso e conhecer um pouco mais sobre os lugares que fazem parte da minha trajetória foi outro fator que me instigou a fazer esse trabalho.


E assim nasceu essa série, Sítios Naturais Sagrados de onde eu vim.


Diferente da série Sítios Naturais Sagrados por onde andei, que estão relacionados com minhas viagens. 


Os textos aqui apresentados falam mais da minha trajetória de vida e da formação da minha identidade.


Eles serão publicados inicialmente aqui no Blog, sem uma sequencia lógica. Estão nascendo de acordo com a oportunidade, o tempo e o interesse. 


Brinco dizendo que não sou eu que escolho o lugar sobre o qual eu vou contar uma história. É o lugar que escolhe que a sua história deve ser contada e ela fica pulando na minha frente até eu escrevê-la. 


Mas pretendo passar pelos seguintes lugares:


§  Rio de Janeiro capital - a cidade onde eu nasci, mas de onde saí ainda pequena. Por isso não guardei muitos traços de carioquês. Mas lá mantive laços familiares importantes que se perpetuam até hoje. Onde fiz meu doutorado e tenho amigos queridos. 


§  Curitiba/PR - a cidade onde fui morar com minha família com apenas 8 meses de idade. Uma cidade com a qual tenho uma relação dúbia, de vivências importantes, mas também cheia de lembranças difíceis, que com o tempo fui aprendendo a ressignificar. 


§  Guaraqueçaba/PR - onde meu pai tem uma “fazenda de Mata Atlântica”. Lá aprendi a apreciar as belezas da vida selvagem e também enfrentar seus desafios. Um lugar maravilhoso, que me fez tomar gosto pela natureza e pelas chamadas populações tradicionais. 


§  Pontal do Sul, Ilha do Mel e Ilha do Superagui/PR - lugares do litoral do Paraná onde trabalhei, vivi, fiz grandes amizades e me diverti e aprendi muito.


§  São Carlos/ interior de São Paulo - onde mergulhei nos estudos de Etnobiologia que foram tão importantes na minha formação. E onde vislumbrei que o mundo era muito maior do que o que eu imaginava. 


§  Barreirinhas/MA - a porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, minha primeira lotação como servidora pública federal na área ambiental. Para onde fui poucos meses depois do meu filho nascer. Uma história de crescimento pessoal e profissional, difícil e cheia de aprendizados. 


§  Brasília/DF, no coração do Planalto Central - onde conheci melhor o cerrado e me apaixonei por suas cores, sabores, cantos e encantos. Onde fiz amigos muito queridos que carrego no peito onde quer que eu vá. Onde compreendi um pouco mais os problemas e as possibilidades do sistema político e governamental do nosso país. Mas uma cidade que é muito mais do que "cenário do Jornal Nacional". Que tem uma vida cultural riquíssima e muitas possibilidades de interações com a natureza, incluindo nossa natureza interior.


§  Itajaí, no litoral de SC - onde resido atualmente. Um estado novo para mim e incrivelmente cheio de lugares sagrados, que estou a descobrir. Pertinho da praia, mas também com belas montanhas e florestas preservadas.

 

Espero que você goste de conhecer esses lugares junto comigo e também saber um pouquinho mais da minha história. 


E que esses textos lhe inspirem a também se aprofundar nas histórias dos lugares de onde você veio. 


Pois honrar nossas raízes é fundamental não só para compreender o passado e o presente, mas para construir um bom futuro.

 

Entender de onde viemos, para compreender como chegamos onde estamos e melhor escolher para onde vamos!


Vamos juntos?


Érika Fernandes Pinto

Itajaí, 05/09/2022


Acompanhe no Blog: snsbrasil.blogspot.com

Entre a lista de transmissão (61)98104130

Comentários