SOBRE A INICIATIVA


 

Em meio a um substancial conjunto de informações mundiais sobre o tema dos Sítios Naturais Sagrados, chama a atenção que sejam raras as referências ao contexto brasileiro. 

Nosso país conjuga uma das maiores riquezas biológicas do mundo a uma expressiva pluralidade social - representada por mais de 250 etnias indígenas, centenas de grupos tradicionais e a multiculturalidade resultante da miscigenação com imigrantes de diversos países.

Com essa diversidade natural, cultural e religiosa é de esperar que o país seja expressivo na ocorrência de sítios naturais sagrados? 

Mas onde eles estão? Quais as suas características? Quais os grupos sociais a eles associados? Quais as suas histórias, lendas e mistérios? Eles estão protegidos ou ameaçados? 

Essa iniciativa teve início em 2012, quando descobrimos que esse tema estava em evidência no debate mundial sobre conservação da natureza e que haviam várias iniciativas de registro de sítios naturais sagrados em diferentes países. 

E quase nada de informações sobre eles no Brasil!!!

Assim nasceu a nossa missão.


Com esse trabalho, buscamos ajudar a reconhecer, valorizar e proteger os Sítios Naturais Sagrados, a cultura e a natureza a eles associados, valorizando seus guardiões tradicionais, os conhecimentos e as práticas espirituais. 

Buscamos inspirar abordagens inovadoras e criativas que promovam a reconexão sociedade e natureza, pautadas na valorização da diversidade biocultural, no respeito a todas as crenças e na propagação de uma espiritualidade ecológica.

Essa iniciativa visa também conectar pessoas interessadas na temática e apoiar os guardiões de lugares sagrados na defesa desses territórios.

Comentários