AS NASCENTES DO VELHO CHICO E O SUMIÇO DO PADROEIRO DA ECOLOGIA



Interligando o sertão brasileiro ao litoral, com mais de 2.800 quilômetros de extensão, o Rio São Francisco possui grande importância econômica, social, ambiental e cultural para os cinco estados e mais 500 municípios que atravessa. Com 168 afluentes, a bacia do terceiro maior rio do Brasil é fonte de vida e riquezas, proporcionando múltiplos usos, como abastecimento de água, irrigação agrícola, pesca, navegação e turismo. 
Chamado de Opará pelos indígenas e apelidado de Velho Chico pelos ribeirinhos, a história oficial registra que foi o navegador Américo Vespúcio o primeiro colonizador a vislumbrar a sua foz, em 4 de outubro de 1501, dia dedicado aos festejos de São Francisco de Assis na tradição católica, razão pela qual o rio foi batizado com o nome do santo.
Diversas bandeiras ao longo dos séculos XVII e XVIII seguiram sua rota para penetrar no interior do continente. Dessa época o São Francisco recebeu a alcunha de rio da integração nacional, uma unificação territorial calcada, entretanto, em muitos conflitos e no extermínio de diversos povos indígenas que habitavam a região. 
Do tempo dos primeiros povoamentos colonizadores aos grandes empreendimentos de agricultura irrigada, usinas hidrelétricas e o polêmico projeto de transposição, os mais de 500 anos de exploração do rio e devastação da vegetação das suas margens deixaram suas marcas e as águas do Velho Chico, já não correm como antes. Afluentes que eram perenes desapareceram ou estão morrendo, o mar entra cada vez mais pela foz do rio salinizando a região e a seca assola boa parte da sua bacia.
Nem a nascente do rio - situada em um vale a 1300 metros de altitude, dentro de uma área protegida na Serra da Canastra, Município de São Roque de Minas/MG – escapou ilesa. Em 2014, a seca provocada por um longo período de estiagem causou muita apreensão, colocando em cheque a sobrevivência não só das pessoas, mas também da fauna e da flora da região [1].
Conta-se que esse lugar era habitado por uma tribo indígena, e ali morava a bela Irati, enamorada de um bravo guerreiro, que partiu junto com outros homens da aldeia para enfrentar a ameaça de invasão dos homens brancos. Reza a lenda que os guerreiros que se colocaram em marcha para defender o território eram tão numerosos que suas passadas foram afundando a terra por onde passavam, formando um no sulco na trilha da caminhada, da qual jamais retornaram. Desolada com a perda do amado, Irati sentou-se em uma pedra e se pôs a chorar intensamente, por dias seguidos. Das suas lágrimas nasceu Opará, que significa rio-mar, na língua indígena, o curso d’água posteriormente batizado de Rio São Francisco [2].

Há mais de 40 anos se encontra assentado nesse lugar sagrado um altar com uma estátua do santo que dá nome ao rio, atração bastante procurada pelos turistas que visitam a região e destino de peregrinações religiosas regionais. 
Conta-se que nas noites de lua cheia o santo aparece para passear pelas belas paisagens da Serra da Canastra e cuidar dos animais locais, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o veado campeiro, a ema, entre outros [3].

Mas quem foi esse santo que se tornou uma referência tão importante no território nacional? 
São Francisco é tido como o santo católico mais popular no Brasil, querido inclusive entre não católicos, e sua história é permeada por uma intensa mística. Mesmo para aqueles que não acreditam em santos, Giovanni di Pietro di Bernardone (seu nome de origem) representa, no mínimo, uma figura histórica singular e instigante. 
Nascido em Assis, na Itália, em 1182, filho de um rico comerciante, conta-se que recebeu o chamado para uma vida religiosa, após se compadecer com a situação de um leproso e beijá-lo, cobrindo-o com seu manto. Rompeu com o mundo de pompa e regalias materiais abdicando de sua herança e abandonando todos os seus pertences, se despindo diante do pai em plena praça pública.
Além dos votos tradicionais da igreja de obediência e castidade, incomodou o clero ao decidir viver o evangelho ao pé da letra, assumindo também o voto pobreza, contrariando a ideologia eclesiástica da época. Usava vestes rústicas, andava com os pés descalços e pregava com palavras simples, não eruditas. Contrário a posses ou propriedades, mesmo as coletivas, aceitava comida suficiente apenas para o momento e vivia em abrigos improvisados feitos com galhos, em cavernas e abrigos naturais, mantendo um ideário de total liberdade. 
Foi graças a um sonho que o Papa Inocêncio, adverso aos ideais franciscanos, reconheceu sua ordem religiosa, que viria a ter extraordinário sucesso. Revolucionário, Francisco criou o primeiro projeto religioso aberto tanto a homens como a mulheres. Avesso a regras, hierarquias e normas, no entanto, acabou saindo da ordem que ele mesmo fundou para seguir seu caminho, viajando a pé, rezando e cantando e enchendo de felicidade os lugares por onde passou. 
Pacifista ao extremo, dizem que nunca repreendeu, acusou ou expressou desacordo a ninguém, contentando-se apenas em agir de forma diferente e mostrar um bom exemplo. Conseguiu com isso pregar o evangelho até mesmo entre os muçulmanos, com permissão de um sultão que se encantou com a sua mansidão e carisma. No meio do catolicismo, no entanto, foi tratado como herege antes de ser proclamado santo, e muito de sua história se perdeu com a caça franciscana e a destruição de biografias e escritos sobre ele.  
Dizem que tinha a capacidade de se comunicar com os animais e nutria por eles tanto carinho que comumente é representado em imagens rodeado de pássaros, flores e outros seres das matas e campos. Sua famosa oração “Cântico das Criaturas” é uma das mais belas obras sobre o ideário do cuidado com a natureza em suas múltiplas formas, o que lhe rendeu também o título de Padroeiro da Ecologia.  

Fonte: Sue Betanzons Art

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, a qual nos é muito útil, úmida, preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, pelo qual iluminas a noite, ele é belo robusto e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a mãe terra, a qual nos sustenta, governa e produz diversos frutos, flores coloridas e ervas...

Paradoxalmente (ou por alguma ironia do destino), foi em nome da ecologia que o órgão ambiental que administra a área que protege as nascentes do Rio São Francisco intentou remover a sua estátua e o altar em homenagem ao padroeiro. A ação fazia parte das propostas do plano de manejo do parque, por causa dos danos que a visitação vinha causando ao local, de solo frágil e suscetível a pisoteio. 
Tal fato foi impedido por uma liminar da Justiça Federal, resultado de uma ação civil pública. De acordo com notícias divulgadas na época, o juiz da causa em questão foi categórico ao afirmar que “a proteção das nascentes se resolve com ordenamento, e não com o descarte de um bem cultural” determinar que o órgão devolvesse a estátua do santo ao seu local de origem [4]. 
Muitas águas rolaram sobre esse caso, mas o fato é que o plano de manejo do parque foi revisto, e a estátua, reinstalada em um local próximo (especificamente 123 metros do anterior), um ajuste feito para minimizar o impacto ambiental. Até onde se sabe, desde então, gestores ambientais, peregrinos, turistas e São Francisco convivem em harmonia...
Para além dos problemas socioambientais, das nascentes até sua foz o Velho Chico sempre esteve associado a diversas simbologias, conformadas pelas paisagens ligadas à memória das comunidades a ele relacionadas ao longo do tempo. E ainda guarda inúmeras belezas e histórias que se mantém vivas nas prosas, nos cantos, nas práticas e nos saberes daqueles que dele vivem e com ele convivem.
Meu querido São Francisco, rogai por nós! 
Que seu espírito inovador nos inspire a não nos emaranharmos nos próprios planos que criamos, a procurar novas alternativas para os impasses que se colocam diante do nosso caminho e a ousar mudar aquilo que parece ser destinos fatídicos, com a convicção de que os bons exemplos fazem milagres. 

PAT ET BENE!!!
(Paz e Bem! – Saudação franciscana)

Érika Fernandes Pinto, 7/10/2019.



Fontes:

[1] http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2014/09/diretor-de-parque-diz-que-principal-nascente-do-rio-sao-francisco-secou.html
[4] http://dpu.jusbrasil.com.br/noticias/240710066/icmbio-e-impedido-de-retirar-estatua-de-sao-francisco-da-serra-da-canastra

Comentários

  1. Que delícia ler isso! Sou fã de carteirinha de Sao Francisco de Assis - e do Velho Chico também

    ResponderExcluir
  2. Que São Francisco nos proteja de todo mal!

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, Senhora Pesquisadora dos pontos sagrados de nosso Planeta!

    Viva o Rio São Francisco!

    ResponderExcluir
  4. Tive a felicidade de realizar um projeto de Educação Ambiental em tida e extensão do Rio Sao Francisco de sua nascente ao Norte de Minas. Quanta satisfação! Quanto aprendizado! Que população maravilhosa! Dedicada ao Rio e ao seu valor.
    Em minha mente, não existe recordações melhores! Abençoado São Francisco!
    "História Natural de Peixes de Água Doce"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeanine. Que bom saber que tem pessoas que se dedicam a essa nobre missão!!! Parabéns. Que as sementes lançadas pelo seu trabalho germinem, floresçam e se multipliquem por todos os rios.

      Excluir
  5. Que assim seja! Salve São Francisco e viva o Velho Chico 🙌
    Parabéns e gratidão por compartilhar de forma tão especial as histórias destes locais sagrados, com admiração, Maya

    ResponderExcluir

Postar um comentário